• Matéria: ENEM
  • Autor: jecasouza7925
  • Perguntado 7 anos atrás

A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes: I. Instituiu-se o "Dia Nacional da Consciência Negra" em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social. II. Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias. Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões: Entre nós [brasileiros], (...) a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o. (Gilberto Freire. O mundo que o português criou.) [Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das "raças" em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da "população de cor" que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva. (Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.) Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar a) a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes. b) a posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II. c) somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes. d) a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II. e) somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
11

. c) somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.

Ambos os autores procuram dar destaque às temáticas de  mistura e segregação racial no Brasil, embora Gilberto trate em relação ao seu posicionamento, enquanto Freire busca evidenciar as atitudes.

Diante disso, ambos procuram retratar a importância de desenvolver a conscientização a respeito destes elementos, fundamentais para uma sociedade mais justa e menos discriminatória.

Perguntas similares