• Matéria: ENEM
  • Autor: opsnanda7600
  • Perguntado 7 anos atrás

Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois,agem como ministros de Deus e seus representantes naterra. Consequentemente, o trono real não é o trono deum homem, mas o trono do próprio Deus.BOSSUET, Jacques. Política Tirada das Palavras da Sagrada"(...) que seja prefixada à Constituição uma declaraçãode que todo o poder é originalmente concedido ao povoe, consequentemente, emanou do povo."Emenda Constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789.As grandes revoluções burguesas do século XVIIIrefletem, em parte, algumas ideias dos filósofosiluministas, dentre as quais podemos destacar a que:a) apontou a necessidade de limitar a liberdadeindividual para impedir que o excesso degenerasseem anarquismo.b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, oqual nada mais é do que a somatória do poder dosmembros da sociedade.c) visou defender a tese de que apenas a federalizaçãopolítica é compatível com a democracia orgânica.d) mostrou que, sem centralização e dependência dospoderes ao Executivo, não há paz social.Escritura, 1709.e) procurou salientar que a sociedade industrialsomente se desenvolverá a partir de minuciosoplanejamento econômico.

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Letra b.

Por intermédio da introdução das ideias iluministas, nota-se diante da política, a existência de pensamentos não mais relacionados com a existência de uma sociedade que anteriormente era unicamente teocrática.

Mas sim, a partir de então, nota-se que o poder do estado não é mais ilimitado, mas sim, deve estar de acordo com os desejos e com as necessidades de uma maioria existente, como nota-se no seguinte trecho: " Os governantes, pois,agem como ministros de Deus e seus representantes na terra".

Perguntas similares