• Matéria: ENEM
  • Autor: Gabriela39711
  • Perguntado 7 anos atrás

48. Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínicode mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo,ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a sualeitura. Sabendo que o mercúrio tem a capacidade dedilatar-se regulamente, medindo temperaturas nointervalo de – 30oC a 320oC. Em contato com o corpo, otermômetro precisa de um tempo necessárioa) para que o termômetro entre em equilíbrio térmicocom o corpo do paciente.b) para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subirpelo tubo capilar instantaneamente.c) para que o mercúrio passe completamente peloestrangulamento do tubo capilar.d) devido à diferença entre os valores do calorespecífico do mercúrio e do corpo humano.e) porque o coeficiente de dilatação do vidro é diferentedo coeficiente de dilatação do mercúrio.

Respostas

respondido por: bryanavs
0

Sabendo que o mercúrio tem a capacidade de dilatar-se regularmente, medindo temperaturas no intervalo específico, então a alternativa correta é: A) Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.

Vamos aos dados/resoluções:

É de conhecimento público que a medição de temperatura não é instantânea como outras medidas, portanto um termômetro que está em temperatura ambiente (porque está em equilíbrio térmico com o ambiente) quando é usado para medir outra temperatura tem que novamente entrar em equilíbrio com este corpo para que a medida esteja correta.

Finalizando assim, este processo em específico leva um certo tempo e é necessário para que haja transferência de calor do corpo mais quente para o corpo mais frio. Por isso, este tempo é necessário para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares