6. Sabendo da real importância do lúdico na vida da criança e preocupado com esta realidade, o Estado Brasileiro, por meio dos órgãos competentes, editou normas para regular e garantir tal direito. Nesse sentido, analise e associe os itens que seguem:
I – Estatuto da Criança e do Adolescente.
II – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
III – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
IV – Parâmetros Curriculares Nacionais.
( ) Estabelece que as brincadeiras devem ser uma constante no ambiente educacional infantil.
( ) Determina um esforço conjunto entre União, Estados e Municípios, visando proporcionar para crianças e adolescentes atividades culturais, esportivas e de lazer.
( ) Determina que as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, fundamentem suas ações para o desenvolvimento da aprendizagem, baseadas na ludicidade.
( ) Estabelece que a ludicidade na educação infantil deve proporcionar o resgate da cultura, do folclore, dos valores e dos costumes, bem como ensinar à criança o respeito aos diferentes grupos existentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A)
I – III – II – IV.
B)
II – I – III – IV.
C)
III - I – II - IV.
D)
III – II – IV – I.
Respostas
RespostaI – Estatuto da Criança e do Adolescente.
II – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
III – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
IV – Parâmetros Curriculares Nacionais.
( III) Estabelece que as brincadeiras devem ser uma constante no ambiente educacional infantil.
(I ) Determina um esforço conjunto entre União, Estados e Municípios, visando proporcionar para crianças e adolescentes atividades culturais, esportivas e de lazer.
( II) Determina que as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, fundamentem suas ações para o desenvolvimento da aprendizagem, baseadas na ludicidade.
( IV) Estabelece que a ludicidade na educação infantil deve proporcionar o resgate da cultura, do folclore, dos valores e dos costumes, bem como ensinar à criança o respeito aos diferentes grupos existentes.
Explicação: