Das afirmações abaixo pode-se dizer que: A história das políticas da infância e adolescência teve início no período em que ainda era colônia de Portugal (1500-1822), tendo sua estrutura econômica e política vinculada a metrópole portuguesa, sendo o poder mantido por meio da união entre os representantes da corte e da igreja católica. Durante os séculos XIX e XX a ideologia de caridade foi substituída pela ideologia filantrópica com a criação dos primeiros "institutos de atenção à criança". Em 1927 instituiu-se o primeiro Código de Menores que tratou de questões referentes a higiene da infância, bem como da delinquência, estabelecendo sobre a infância vigilância pública, classificando os menores em abandonados e delinquentes. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a instrução elementar e gratuita é um direito de todos, podendo os pais escolherem o gênero de instrução que será ministrada a seus filhos. A década de 1990 marcou a luta pelo direito a educação para todos por meio da Declaração Mundial de Educação Para Todos. A estreita relação apresentada entre pobreza, analfabetismo e desigualdade social levou os países participantes da conferência a estabelecer metas para a ampliação da escolarização.
Respostas
Em 1927 instituiu-se o primeiro Código de Menores que tratou de questões referentes a higiene da infância, bem como da delinquência, estabelecendo sobre a infância vigilância pública, classificando os menores em abandonados e delinquentes.
No período considerado pela questão, é preciso considerar que a criança não era vista ainda como um ser que possuía direitos ou que se encontram em plena fase de desenvolvimento em que deve ser tratada para que tal desenvolvimento ocorra de forma saudável, visto que a mesmo é o futuro da sua comunidade.
Em relação ao desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, a maior conquista brasileira diz respeito à instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente no ano de 1993.
Bons estudos!
Resposta:
das afirmações pode se dizer que