Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, Lourdinha, tudo bem?
A Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira foi um movimento que ocorreu em 1789 contra os impostos cobrados por Portugal, principalmente a Derrama e contra o domínio Português.
Os mineradores deviam pagar o quinto à Portugal pela exploração do ouro. Passado o tempo o ouro foi diminuindo, mas o imposto não. Então as autoridades portuguesas inventaram a Derrama, que consistia em 100 arrobas de ouro por localidade. Se a região não podia pagar, os soldados entravam nas casas para retirar os haveres a fim de completar o pagamento da derrama.
Os fazendeiros e mineradores da região estavam exaltados, pois não podiam mais com isso. Vários motins ocorreram em Minas, por conta disto. Assim um grupo de pessoas pertencentes à elite mineira, influenciados pelo iluminismo e pela independência dos Estados Unidos da América, resolveu fazer um movimento para a Independência de Minas Gerais, como se esta se tornasse um novo país dentro do Brasil. A bandeira deste novo país é a bandeira do Estado de Minas Gerais.
Contudo o movimento foi traído, para ter suas dívidas com a Coroa liquidada, Joaquim Silvério dos Reis, fez a denúncia.
Todos foram acusados de crime de "lesa-majestade", inconfidência e enviados ao Rio de Janeiro para Julgamento. A priori 12 foram condenados à morte, mas chegou um decreto da Rainha Maria I de Portugal, comutando a pena, apenas deixando a condenação de morte a Tiradentes, os outros foram designados ao desterro na África.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/3477940