Homem de 58 anos, diabético e hipertenso há 6 anos em usode captopril, hidroclorotiazida e insulina, procura ambulatóriode clínica médica geral de um hospital terciário por ter apresentado dois episódios de perda da força em braço e pernadireitos com desvio da rima bucal para a esquerda com duração de aproximadamente 40 minutos e reversão completa, noúltimo mês (último há 5 dias). É tabagista de 25 maços/ano há35 anos e nega etilismo. Pai hipertenso e mãe diabética, semoutros antecedentes mórbidos. Ao exame: eupnéico, corado,hidratado, anictérico, acianótico, consciente e orientado. Aparelhos respiratório e cardíaco normais. PA=132x88mmHg.FC=84bpm. Abdome normal. Exame neurológico completamente normal. A conduta para o caso é(A) solicitar ressonância magnética de encéfalo, ultrasonografia com doppler de carótidas, ecocardiogramae retorno com resultados.(B) encaminhar ao pronto-socorro para avaliação por neurologista e realização de tomografia computadorizadade crânio de urgência.(C) iniciar AAS 200 mg/dia, solicitar tomografia computadorizada de crânio e retorno com resultados.(D) iniciar AAS 200 mg/dia, solicitar ultra-sonografia comdoppler de carótidas, ecocardiograma e retorno comresultados.(E) internar o paciente para realização de angiorressonânciacerebral e iniciar heparina endovenosa
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Alternatida (D)
Pelo enunciado do exercício temos que o homem possui 58 anos e é diabético e hipertenso há 6 anos.
Esse paciente apresentou já dois traumas de Acidente isquêmico Transitório, pois possui um sistema neurológico prejudicado.
Os riscos associados por uma vida precária podem ser o AIT e AVC, são bem parecidos: diabetes, hipertensão, histórico familiar, idade avançada.
Então nesse caso deve-se iniciar o AAS 200 mg/dia, solicitar ultrassonografia com doppler de carótidas, ecocardiograma e retorno com resultados.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás