• Matéria: ENEM
  • Autor: eloisaferreiras6615
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma menina de 8 anos de idade sofreu umacidente de bicicleta na calçada em frente a suacasa, ocorrendo a avulsão do dente 11. A vizinha quepresenciou o acidente pegou o dente pela coroa,lavou rapidamente em água corrente filtrada ereimplantou o dente. Após três horas do reimplante,a família da criança levou-a a um consultórioodontológico para uma avaliação.Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e arelação proposta entre elas.I. O sucesso de um dente reimplantado dependedo período de tempo em que ele permaneceufora do alvéolo até a sua recolocação.PORQUEII. O desenvolvimento radicular incompletona ocasião da avulsão proporciona maiorchance de recuperação da vitalidade pulparapós o reimplante.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, ea II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II éuma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Respostas

respondido por: rafaelrosagui
2

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I, alternativa B!

1) Primeiramente vamos analisar as afirmações com base em algumas normas dadas pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

2) Assim, teremos:

I) O sucesso de um dente reimplantado dependedo período de tempo em que ele permaneceu fora do alvéolo até a sua recolocação.VERDADEIRO, pois quanto mais tempo fora do alvéolo maior a chance de necrose das células do ligamento aderidas ao dente devido à sua rápida caracteristica de necrose.

II) O desenvolvimento radicular incompleto na ocasião da avulsão proporciona maior chance de recuperação da vitalidade pulpara pós o reimplante. VERDADEIRO, pois favorecem um maior potencial para uma contínua formação de tecido mineralizado em dentes permanentes com necrose pulpar. Podemos definir como sendo permanente, devido a idade da criança e ao dente envolvido.

Perguntas similares