Respostas
Resposta:
No período da quaresma, principalmente na semana santa, as pessoas costumam renovar os votos por uma vida de arrependimento e de santidade, mas passado esse tempo, tudo volta ao normal e, rapidamente, elas se distanciam dos votos que fizeram. Mas os cristãos não devem agir assim, já que a busca da paz e do amor com Cristo deve ser constante na vida de cada um. Não importa se é quaresma ou não.
Como cristãos, não precisamos fazer nenhum voto, pois se cremos em Jesus como “o caminho a verdade e a vida” (Jo 14.6), único capaz de nos salvar, nosso compromisso é com Ele e seu tempo é eterno, o que nos indica que a busca de santidade deve ocorrer sempre, em todos os períodos do ano.
Essa busca, a partir do momento em que dizemos sim para Cristo Jesus, não pode mais parar, deve acontecer ininterruptamente, em todos os momentos e lugares, não só na época da quaresma, semana santa e outros. Na obra do Senhor, não há férias, recessos, feriados, nem períodos mais ou menos apropriados para mudança de postura ou de comportamento. A prática cristã deve ser constante em nossas ações, em todo tempo e lugar, seja ela com palavras ou com exemplos.
Essa é uma tarefa árdua, um grande desafio. Realmente não é fácil pelejar pela salvação de almas enfraquecidas, submersas em pecados, nesse mundo cheio de desvios de conduta, de corrupção, de atrativos materiais, que tentam de toda maneira alcançar a todos, principalmente os fracos de espírito, que se deixam levar pelas armadilhas contrárias à fé cristã. Essa labuta somente será vitoriosa, se seguirmos os passos e o ministério de Cristo, com amor, dedicação e simplicidade.
Quando se trata do Evangelho do Reino, uma coisa é certa: se fomos chamados para semear a palavra, cuidando bem, para que ela produza frutos viçosos e permanentes, devemos fazê-lo do melhor modo possível, pois, com um trabalho sério, a boa semente germina e cresce, mesmo diante da ação contrária dos inimigos.
A palavra de Deus diz que “Aquele que semeia com lágrimas colherá com alegria” (Salmo 126.5). Esse versículo nos mostra que a tarefa do semeador não é fácil, mas depois do esforço da semeadura, vem a recompensa.