Respostas
Resposta:
Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Em relação ao desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social.
O conceito surge por volta do século XIX, refere-se a situações de desigualdade social, e define a busca de equilíbrio entre partes desiguais, por meio da criação de proteções (ou desigualdades de sinais contrários), a favor dos mais fracos.
Para ilustrar o conceito, diz-se que, enquanto a justiça tradicional é cega, a justiça social deve tirar a venda dos olhos, para ver a realidade e compensar as desigualdades que nela se produzem. No mesmo sentido, diz-se que, enquanto a chamada justiça comutativa é a que se aplica aos iguais, a justiça social corresponderia à justiça distributiva, aplicando-se aos desiguais. O mais importante teórico contemporâneo da justiça distributiva é o filósofo liberal John Rawls.
A justiça social está fundamentada nas ideias de igualdade e solidariedade.Foi criada em busca de um equilíbrio social,com o objetivo de que as pessoas tenham o mesmo direito,no século XIX ela começou a ser desenvolvida.
A justiça social consiste no compromisso do estado e ONGs buscando formas para compensar as desigualdades sociais criadas pela sociedade.
John Rawls
John Rawls foi um filósofo americano que dedicou toda a sua vida no pensamento da justiça,equidade e desigualdade.Para ele a solução para uma sociedade promissora é o contrato social justo entre o estado e os indivíduos,este contrato para ser justo precisa que todos os envolvidos tenham os direitos iguais.