Numa obra sobre a história da cidadania, o historiador Norberto Luiz Guarinello analisa desta maneira a democracia ateniense:
O caso mais exemplar foi o de Atenas, modelo para muitas cidades-Estado, onde a participação estendeu-se ao conjunto da população masculina cidadã e a democracia se manteve por quase dois seculos. [...] Em primeiro lugar, uma ressalva: a democracia ateniense nunca foi absolutamente includente: dizia respeito apenas aos cidadãos masculinos e excluía, de qualquer forma de participação política, as mulheres, os imigrantes e os escravos. Em contrapartida, no âmbito restrito dos cidadãos, representou uma experiencia notável de participação direta no poder de todas as camadas sociais, independentemente da riqueza ou posição social. [...]
o historiador faz uma crítica à democracia ateniense; em seguida, a elogia. O que ele critica? O que ele elogia?
Respostas
respondido por:
19
critica: a democracia ateniense nunca foi absolutamente includente: dizia respeito apenas aos cidadãos masculinos e excluía, de qualquer forma de participação política, as mulheres, os imigrantes e os escravos.
elogio:representou uma experiencia notável de participação direta no poder de todas as camadas sociais, independentemente da riqueza ou posição social.
Explicação:
ele critica o fato de terem excluído as mulheres de qualquer coisa política mais elogia o fato de terem deixado qualquer homem de qualquer classe social
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás