O gráfico a seguir apresenta o número de casos de malária autóctone registrados nos anos de 2003a 2010, na cidade de Rio Branco, no Acre, demonstrando também a linha de tendência dos casosregistrados. Programas e políticas de governo foram aplicados na região em todo o período, comvistas ao controle da doença. No entanto, nota-se um pico no número de ocorrências da doença em2004, com a notificação de 1 582 casos de malária autóctone.Com relação às possíveis causas das variações no número de casos de malária nessa região, avalie asafirmações a seguir.I. A variação do número de casos de malária autóctone em Rio Branco entre 2005 e 2009 pode estarassociada à elevação dos níveis de imunidade das populações das áreas com índices elevados decasos.II. A eficácia dos esquemas terapêuticos para tratar as formas de malária encontradas naquela regiãofoi o motivo do decréscimo linear do número de casos autóctones entre 2005 e 2009.III. O aumento significativo do número de casos em 2004 está relacionado a fatores que favorecem aproliferação dos vetores dos protozoários do gênero Plasmodium, como o aumento da pluviosidadeem Rio Branco.IV. O surgimento de diferentes mecanismos de resistência dos mosquitos anofelinos a inseticidasutilizados no combate ao vetor dificultam a eliminação dos casos de malária.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C III e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
A alternativa C) apresenta as afirmativas corretas em relação às possíveis causas das variações no número de casos de malária nessa região.
A variação do número de casos de malária autóctone em Rio Branco entre 2005 e 2009 está relacionada a diminuição da imunidade das populações das áreas com os índices mais elevados, porém, o principal problema é a falta de saneamento básico e de cuidados com mosquitos.
Os esquemas terapêuticos da região também são falhos, o que leva ao aumento dos casos de malaria e a perpetuação desses casos e de pessoas doentes.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás