• Matéria: ENEM
  • Autor: janecacoc1837
  • Perguntado 7 anos atrás

A Portaria n. 307, de 2019, do Ministério do Meio Ambiente, aprovou o Programa Nacional Lixão Zero,que tem como objetivos elaborar um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos urbanos dopaís, propor a situação desejada e estabelecer indicadores para avaliar a implementação dessa política.No Programa Lixão Zero há um plano de ação e uma agenda de atividades, que serão atualizados deacordo com a evolução do programa. Uma das ações que compõe esse plano é a recuperação ambientalde áreas contaminadas, com vistas a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa políticaestabelece que as áreas degradadas em razão de disposição inadequada de resíduos sólidos ou rejeitosdeverão ser objeto de recuperação ambiental.Considerando as informações apresentadas, cite duas consequências socioambientais e sanitáriasdecorrentes do descarte de resíduos sólidos em lixões. Para cada consequência citada, proponha umaalternativa que solucione o problema apresentado.

#ENADE

Respostas

respondido por: Danas
4

Primeira consequência socioambiental e sanitária decorrente do descarte de resíduos sólidos em lixões: Contaminação dos solos com resíduos tóxicos, podendo contaminar lençóis freáticos.

A solução poderia ser com a incineração desse lixo, ou o seu uso em biodigestores fechados ou aumentando a quantidade de material reciclado.

Segunda consequência socioambiental e sanitária decorrente do descarte de resíduos sólidos em lixões: Desenvolvimento de vetores de doenças, como mosquitos da dengue, ratos e outros roedores.

A criação de aterros sanitários e uma maior responsabilização das empresas em relação ao resíduo produzido.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares