Em equinos, a pitiose é uma doença causada peloPythium insidiosum e pode provocar prejuízospara a agropecuária, devido às despesas com otratamento, ou até perda da função ou mortedo animal, merecendo atenção no mercadode equinos no Brasil e no mundo. As ações decontrole e prevenção alertam para a importânciado conhecimento do médico veterinário sobreaspectos da epidemiologia da doença.Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.I. A forma cutânea da pitiose é a maisencontrada, e as lesões são observadas nasregiões do corpo que entram em contatodireto com as áreas alagadas (nas regiõesdistais dos membros, abdome, tórax emamas).II. O Pythium insidiosum é um parasita deplantas aquáticas, que, em condições detemperaturas elevadas, realiza reproduçãoassexuada, produzindo, assim, zoósporosbiflagelados que infectam os animais.III. O principal sinal clínico da doença é apresença de lesões circulares, irregulares,com um processo inflamatório e pruridointenso, desenvolvimento de lesõesulcerativas granulomatosas, exsudatosanguinolento a serossanguinolento eum tecido necrótico (formações brancoamareladas).IV. Para prevenção contra a pitiose, sãoimportantes o controle dos vetores e ouso de repelentes em feridas abertas,evitando-se, assim, que ocorra a formaçãode granuloma castanho-avermelhado nãocicatrizante.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e IV.D I, II e III.E II, III e IV
#ENADE
Respostas
respondido por:
2
A alternativa correta é a D) I, II e III.
A ptiose é uma doença causada por fungos, geralmente estão presentes em ambientes aquáticos ou muito úmidos, o tratamento tende a ser caro, principalmente quando a ferida já está muito grande.
É difícil contra o ambiente onde o fungo está presente, mas é possível impedir que o animal circule por áreas umidades ou que fique muito tempo em lagos ou lagoas.
O tratamento consiste no debridamento da ferida, aplicação de triancinolona via intramuscular, iodeto de potássio via oral e algum antifúngico potente.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás