Respostas
Resposta:
O conceito, que em português significa “na hora certa”, nasceu na década de 1950, no Japão, e a primeira empresa a adotar o modelo foi a Toyota Motor Company, que até hoje ainda utiliza o método, e é um dos alicerces do que ficou conhecido como Toyotismo
O sistema, fundamental para que o país se reerguesse após a II Guerra Mundial, se tornou uma filosofia baseada na produção sob demanda, na qual o produto só é fabricado depois de ter sido vendido.
Isso possibilita que tudo tenha um destino final imediato e não haja sobra de estoque, inclusive com relação à matéria prima, que só chega à fábrica no momento em que é necessária. Dessa forma, o modelo, que vai contra a ideia de produção em massa, passa a utilizar minimamente seus equipamentos, instalações e equipes.
Para colocar o Just in Time em funcionamento, é necessário ter muita disciplina e organização, mas algumas metodologias entram em campo para auxiliar na tarefa, como por exemplo, o Kanban.
Excelente exemplo de gestão à vista, o sistema conta com três etapas bem definidas do processo: a fazer, fazendo e feito. Dentro de um cenário Just in Time, ele oferece uma visão holística e transparente do que está acontecendo para que tudo seja realizado no momento certo.
Principais benefícios do Just in Time
Otimização dos processos
Por operarem sob demanda, os processos se tornam muito mais rápidos e enxutos, conferindo maior produtividade à companhia.
Além disso, a qualidade do produto é altamente visada, o que torna a empresa mais competitiva no mercado.
Redução de custos
Já imaginou não precisar fazer gestão de estoque? Ou nunca mais se preocupar com o inventário? Esses são exemplos do quanto o Just in Time é capaz de reduzir o ambiente, ficando apenas com espaços necessários para a produção e entrega do produto.
Por não armazenar matéria prima, tudo que é comprado é utilizado, então diga adeus aos desperdícios e às sobras!
Flexibilidade
Diferentemente do fordismo, que produz em massa um tipo padronizado de produto, o just in time traz uma proposta mais flexível e que confere maior diversidade à mercadoria.
Esse é um ponto extremamente positivo, pois permite que o cliente personalize sua encomenda.
Qualidade
Uma vez que você trabalhará com o mínimo de estoque necessário, existe uma atenção redobrada na gestão da qualidade. É natural que exista um esforço para eliminar ao máximo os problemas e defeitos durante a produção, ou seja, a diminuição do estoque gera um ciclo positivo de busca constante por melhoria contínua.
Explicação: