Leia o texto a seguir.
Ele contém as informações necessárias para você responder às questões.
Semco: o mais peculiar local de trabalho do mundo Imagine um local de trabalho no qual os funcionários avaliam, contratam e despedem os seus colegas; avaliam a performance dos seus superiores, demitem os que obtêm baixa classificação e definem as suas quotas de produção e os seus próprios salários. Imagine, também, que nesse local todos os trabalhadores têm acesso ilimitado aos relatórios da empresa e são ensinados a ler os relatórios financeiros; votam as decisões mais importantes e são responsáveis pelo seu próprio controle de qualidade, porque não existe um departamento específico para isso. Esse local chama-se Semco e tornou-se uma referência mundial. A sala de reuniões permanece sempre aberta, não há lugares fixos e todos trabalham em conjunto. Para Ricardo Semler, “Aqui há hierarquias, mas há um sistema eficiente de comunicação entre os níveis hierárquicos. Não há cargos impressos nos cartões de visita, nem existem escritórios privados e alguns funcionários podem optar por trabalhar em casa. Não faz sentido obrigar alguém a ir trabalhar no escritório, se o seu trabalho é composto por telefonemas e e-mails”. Na Semco, o que conta é o resultado.
Tendo o texto e as características das organizações tradicionais e contemporâneas como referência, analise as afirmações a seguir:
I - Nas organizações tradicionais, dificilmente há comunicação entre os cargos mais elevados e os que estão no final do organograma; já na Semco há comunicação entre os diferentes níveis hierárquicos.
II - Nas organizações tradicionais, os funcionários, nos cargos que ocupam, têm responsabilidades limitadas à sua função, enquanto que na Semco os funcionários têm responsabilidades mais amplas.
III - Na Semco, as pessoas trabalham em conjunto; nas empresas tradicionais há pouca interação e relação entre os funcionários de diferentes departamentos.
É válido o afirmado em:
I e II, somente.
I, II e III.
II e III, somente.
II, somente.
III, somente.
Respostas
Resposta:
I, II e III
Explicação:
A I está correta pois na gestão tradicional há pouca comunicação nos setores, já na gestão contemporânea (Semco) a comunicação flui o tempo todo.
A II está correta pois nas gestões tradicional os cargos tem responsabilidades limitadas, bem definidas e fixas, já na gestão contemporânea (Semco) os cargos tem responsabilidades mais amplas, que muda de acordo com a necessidade.
A III está correta pois na gestão tradicional dificilmente há comunicação entre altos cargos com os funcionários , já na gestão contemporânea (Semco) é comum os diretores conversarem com profissionais de todos os níveis.
Dados os conhecimentos relativos às organizações tradicionais e contemporâneas, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: I, II e III.
Sobre a Semco
Baseada na liberdade dos colaboradores de fazerem o que quiserem, a transformação em curso da Semco é essencialmente o resultado de várias ideias que tornam a empresa criativa e adaptável.
Uma dessas ideias é que as empresas nunca devem deixar de se ver como startups (novas empresas com projetos promissores relacionados à inovação).
Outro pensamento é que as organizações não devem ser babás. Ricardo Semler acredita que a maioria das empresas sofre da "síndrome do internato".
Em suma, tratam os funcionários como crianças. Para combater essa situação, a Semco não possui horário fixo de trabalho, escritórios próprios, código de conduta e regras e regulamentos de recursos humanos. Os funcionários decidem quando e onde trabalhar, quando tirar férias e quanto tempo descansar.
Diferentemente das empresas que contratam pessoas para funções específicas, na Semco as pessoas escolhem onde e o que fazem. Por esse motivo, todos os novos contratados passam de seis meses a um ano flutuando pela organização para conhecer a empresa, as pessoas e os diferentes cargos.
Saiba mais sobre estrutura organizacional em organizações tradicionais e contemporâneas em:
https://brainly.com.br/tarefa/46979956
#SPJ2