Considere os seguintes trechos do romance A Relíquia.a) As passagens acima são revelaçõ es de diferentes objetos, todos eles contemplados no romance como relíquias. Explicitea que objeto s cada um dos trechos se refere.b) No último parágrafo do romance, Teodorico reflete: "... houve um momento em queme faltou esse descarado heroísmo deafirmar, que, batendo na terra com pé forte, ou palidamente elevando os olhos ao céu–cria,através da universal ilusão, ciências e religiões". Qual dos três excertos melhor se aplica à reflexão deTeodorico? Justifique.
#FUVEST
Respostas
a) O primeiro trecho refere-se ao momento que Teodorico abre o caixote que trouxe de Jerusalém, que contém a relíquia que deve ser dada a tia de Patrocínio das Neves e o segundo trecho refere-se a camisola de Miss Mary, que é descrita como uma brancura de linho que se encontra em um embrulho.
b) O segundo excerto melhor se aplica à reflexão de Teodorico, visto que o surgimento do pacote com a camisola de Miss Maray corresponde a uma prova indubitável das relaxações sexuais do protagonista.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação: a) Os objetos referidos nos textos são, respectivamente: (I) a coroa de espinhos, (II) a camisola
de Mary e (III) os objetos, supostamente sacros, comercializados por Teodorico quando seu
primeiro plano de enriquecimento fracassa.
b) A reflexão de Teodorico relaciona-se ao excerto II, uma vez que, após o episódio da camisola, o narrador-protagonista assume uma postura de aparente honestidade. Teodorico fala
em um “descarado heroísmo de afirmar” ao reavaliar aquele episódio de sua vida (quando a
tia abre o presente de Jerusalém). Conclui que, naquele momento, a astúcia e a perspicácia
teriam sido mais úteis para que ele conquistasse seus objetivos (a herança da tia).