• Matéria: Português
  • Autor: deiafinck
  • Perguntado 7 anos atrás

“O que vos nunca cuidei a dizer, com gram coita, senhor, vo-lo direi, porque me vejo já por vós morrer; ca sabedes que nunca vos falei de como me matava voss'amor; ca sabe Deus bem que doutra senhor, que eu nom havia, mi vos chamei.” Marque abaixo a única opção que só traz informações verdadeiras em relação à forma de difusão das cantigas durante a Idade Média. Alternativas: a) Eram transmitidas oralmente ou através de livros como os cancioneiros, que ajudavam a disseminar os poemas por todo o reino. b) Os menestreis eram artistas que compunham tanto o poema quanto a melodia de suas próprias cantigas e que se apresentavam em cortes e em concursos. c) Somente nobres e senhores compunham cantigas, sendo o mais famoso deles o rei Dom Dinis, um dos maiores trovadores ibéricos. d) O fato de serem acompanhadas de música e possuírem uma métrica pobre facilitava a memorização das cantigas. e) Nas cantigas, poema e melodia formavam um todo significativo de modo que ler esses poemas sem a música é de certo modo empobrecê-los.

Respostas

respondido por: marcelassouza
3

Resposta:

e)

Nas cantigas, poema e melodia formavam um todo significativo de modo que ler esses poemas sem a música é de certo modo empobrecê-los.

Explicação:

respondido por: elimarmoises8599
1

Resposta:

e) Nas cantigas, poema e melodia formavam um todo significativo de modo

que ler esses poemas sem a música é de certo modo empobrecê-los.

Explicação:

É importante lembrarmos que numa época em que a população era majoritariamente analfabeta, a cultura era difundida principalmente pela oralidade, fato que garantiu a popularidade do Trovadorismo.

Importante saber:

Algumas dessas canções foram registradas nos Cancioneiros uma espécie de livro que deu origem as primeiras coletâneas da poesia portuguesa.

Porém a principal forma de transmissão era pela oralidade como explicado acima.

Perguntas similares