Compare os textos abaixo.
TEXTO 1:
Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole. Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”. Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio. Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.
TEXTO 2:
Ó cidade tão lírica e tão fria!Mercenária, que importa - basta! - importa Que à noite, quando te repousas morta Lenta e cruel te envolve uma agonia Não te amo à luz plácida do dia Amo-te quando a neblina te transporta Nesse momento, amante, abres-me a porta E eu te possuo nua e fugidia. Sinto como a tua íris fosforejaEntre um poema, um riso e uma cerveja E que mal há se o lar onde se espera Traz saudade de alguma Baviera Se a poesia é tua, e em cada mesa Há um pecador morrendo de beleza?
Os dois textos acima abordam a mesma temática, mas diferem quanto à função. Com base na leitura dos textos, analise as proposições abaixo.
I. Os textos literários estão preocupados com a forma da linguagem, suas características são bem delimitadas, como o uso da objetividade, a transparência e, principalmente, o compromisso em passar uma informação para o leitor.
II. O primeiro texto explora a linguagem não literária, caracteriza-se pela utilização da função referencial, que preza pela objetividade e imparcialidade da informação.
III. As notícias, os artigos jornalísticos, textos didáticos, anúncios, artigos de opinião são exemplos da linguagem não literária.
IV. O segundo texto explora nitidamente a linguagem literária, nele é possível observar o uso de recursos estilísticos e de expressão. Nota-se ritmo e musicalidade, características básicas da função poética da linguagem.
Das proposições acima, estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Me ajudem, por favor!
Respostas
respondido por:
34
Resposta:
Resposta D) I, III e IV
Explicação:
joanavaldenetedossan:
Não entendi
respondido por:
37
Resposta:
e)II, III e IV.
Explicação:
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás