Acham que sabem a verdade sobre ele”. Na narrativa inicial do filme Hércules o apresenta como um “semi-Deus”, filho de Zeus com a mortal, Alquimena. Que conceito de verdade foi utilizado nesta afirmação?
Respostas
O conceito de verdade da narrativa inicial do filme Hércules, que o apresenta como um “semi-Deus”, filho de Zeus com a mortal Alquimena é a verdade mítica, ou seja, a verdade contida no mito.
Mitos são narrativas utilizadas para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não são totalmente compreendidos. Os mitos utilizam de simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.
Segundo o mito de Hércules, aproveitando o fato de Anfitrião, marido de Alquimena, estar ausente em batalha, Zeus que estava apaixonado por ela, caracterizou-se como o marido, nascendo então Hércules, do encontro de um deus e uma mortal, o que provocou a ira da deusa Hera, esposa de Zeus, que passou a perseguir o herói.
Embora não condizendo totalmente a realidade, o mito deve ser entendido como produto do seu tempo e que reflete a organização e mentalidade da sociedade que o produziu. Não existem verdades absolutas, devemos sempre observar como é apresentada uma situação.
Anacronismos são sempre uma forma equivocada onde tentamos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
Bons estudos!