• Matéria: Sociologia
  • Autor: higorlindao
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o texto a seguir:
“É, portanto, a repartição contínua dos diferentes trabalhos humanos que constitui principalmente a solidariedade social e que se torna a causa elementar da extensão da complicação crescente do organismo social.
Se esta hipótese fosse demostrada, a divisão do trabalho desempenharia um papel muito mais importante do que aqueles que se lhe atribui ordinariamente. Ela não serviria apenas para dotar nossas sociedades de um luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de sua existência. É por ela, ou pelo menos é sobretudo por ela, que estaria assegurada sua coesão; é ela que determinaria os traços essenciais de sua constituição. Por isto mesmo, embora ainda estejamos em condição de resolver a questão com rigor, pode-se, entretanto, entrever desde agora que, se tal é realmente a função da divisão do trabalho, ela deve ter um caráter moral, pois as necessidades de ordem, de harmonia, de solidariedade social geralmente passam por morais.”
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 31.

I) A divisão do trabalho, na visão de Durkheim, é um elemento desagregador e que prejudica a liberdade individual.
II) Durkheim e Marx têm a mesma opinião acerca da divisão do trabalho, pois ambos a veem como um fator positivo e determinante para a realização do ser humano.
III) A solidariedade orgânica, própria das sociedades modernas, é um dos resultados da divisão do trabalho, segundo Durkheim.
IV) A divisão do trabalho, na visão de Durkheim, colabora com a solidariedade social, evitando a luta de classes e gerando coesão.

Respostas

respondido por: Anônimo
6
A divisão do trabalho, na visão de Durkheim, colabora com a solidariedade social, evitando a luta de classes e gerando coesão.
Perguntas similares