A respeito da obra Como e Porque Sou Romancista, de José de Alencar, assinale a alternativa INCORRETA. a) Numa espécie de poética de romance, o autor apresenta ao leitor algumas referências de leituras que tiveram grande importância na sua formação como escritor. b) O ponto inicial da narrativa evidencia as experiências do autor no Colégio de Instrução Elementar, cujo diretor era o elogiado Sr. Januário Mateus Ferreira. c) O autor comenta sobre a construção do romance O Guarani (1857) e seus rebatimentos na crítica que, naquele contexto, estabelecia relações entre sua obra e a do romancista americano Cooper. d) Sua carreira profissional deu-se do exercício da advocacia ao jornalismo impresso, quando trabalhou como redatorchefe do Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, em 1876. e) Apesar de admitir ter editado romances como Lucíola (1862) e Iracema (1869) por conta própria, o autor destaca a repercussão e popularidade que ambas as obras tiveram.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
0
A afirmativa correta é a (D), sua carreira profissional deu-se do exercício da advocacia ao jornalismo impresso, quando trabalhou como redator chefe do Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, em 1876.
Considerando a obra Como e Porque Sou Romancista, de autoria de José de Alencar, podemos perceber que em uma espécie poética de romance, são apresentadas ao leitor de diversas referências de leituras que tiveram papel fundamental na sua formação como um escritor.
Além disso, também podemos perceber que o ponto de início da narrativa apresente diversas evidências das experiências do autor no Colégio de Instrução Elementar.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás