Considere os dois poemas de Manuel Bandeira: Com relação ao conteúdo e à forma dos poemas, considere as seguintes afirmativas: 1. Ambos os poemas tematizam a falta de sintonia do eu lírico com o mundo exterior. 2. Por sua vinculação à estética parnasiana, Manuel Bandeira com frequência faz uso do soneto. 3. O segundo poema realiza um trabalho de metalinguagem sobre o sonho, associando-o ao passado e ao presente e à lembrança de uma pessoa amada. 4. Em tom bucólico, o eu lírico de ambos os poemas recupera características da poesia árcade do século XVIII no Brasil. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
A alternativa D é a correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
1. No texto I, o eu lírico demonstra desconexão com o mundo exterior ao não compartilhar do sofrimento que há no mundo. No texto II, abriga-se no sonho e nas lembranças sobre a mulher amada.
3. No texto II, o eu lírico fala que sonhou ter sonhado que havia sonhado, por isso é uma metalinguagem sobre o sonho.
2 e 4 são falsas porque:
2. Manuel Bandeira era um poeta modernista, utilizando-se de versos livres e métrica irregular. Totalmente o oposto do Parnasianismo.
4. Não há elementos da poesia árcade nos poemas de bandeira.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás