Respostas
A agricultura e a domesticação de animais ocorre no período neolítico (Por volta de 10.000 anos a.C), mas antes é preciso entender o começo da história da humanidade.
O gênero Homo, isto é, humano surge a mais ou menos 5 milhões de anos com os Homo australopithecus e vai evoluindo (Homo habilis, H. erectus, H. neanderthalensis...) até chegar em nós, Homo sapiens sapiens. A partir do Homo habilis, entramos no período do paleolítico (Por volta de 2 milhões de anos atrás) e nessa época eramos caçadores-coletores e nômades, desenvolvendo características como o bipedismo e a nossa habilidade social.
A revolução neolítica, isto é, a descoberta da agricultura/agropecuária se dá após a analise do meio natural e da reprodução das plantas. Esse fenômeno acontece simultaneamente em vários locais do mundo. Também, nesse período, já havíamos descoberto o fogo, já passamos pela última era glacial e a megafauna estava sendo extinta (Esses fatores, principalmente o aumento das chuvas pelo aquecimento global ajudaram no processo da descoberta da agricultura)
Com isso, ocorre a sendentarização nos vales férteis (Como no Egito ou na Mesopotâmia), aumento populacional, criação de novas ferramentas, a domesticação animal, a dieta passa a ser mais pobre em nutrientes e, mais tarde (Em 5.000 a.C) tudo isso dá origem a Idade dos Metais