• Matéria: Sociologia
  • Autor: victordesouzavieira
  • Perguntado 6 anos atrás

Baudrillard (2009) comenta sobre a Dimensão da Salvação e como ela é representada na Sociedade do Consumo. Na coletânea Conceituar essa teoria é sintetizada da seguinte maneira:

[...] a denúncia de Baudrillard é mais aguda, pois posiciona a Sociedade Tecnológica do Consumo como uma refeudalização do mundo. Uma sociedade que contradiz em tudo o projeto de liberdade e emancipação do sujeito na história, porque estabelece a volta do estatuto, e não a democracia. Neste sentido, não há valorização da ética no mundo do consumo, pois o padrão de justiça e dignificação é dar acesso aos objetos.

MOTTA, Ivan Dias da. Ética, Sociedade e Direitos Humanos. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá, 2020.

Agora leia o que Theodor Adorno e Max Horkheimer afirmaram sobre o consumo:

Os desocupados das metrópoles encontram amenidade no verão e calor no inverno nas salas de temperatura regulada. Por outro lado, mesmo ao nível do existente, o sistema inflado pela indústria dos divertimentos não torna, de fato, mais humana a vida para os homens. A idéia de "exaurir" as possibilidades técnicas dadas, de utilizar plenamente as capacidades existentes para o consumo estético de massa, faz parte do sistema econômico que se recusa a utilizar suas capacidades quando se trata de eliminar a fome. (ADORNO; HORKHEIMER, 2002, p. 180)

A partir da leitura dos dois trechos, assinale a assertiva correta:

RESPOSTA: acredito ser alternativa 5

Respostas

respondido por: Anônimo
5

Resposta:

Alternativa 5:

Explicação:

Tanto Baudrillard quanto Adorno e Horkheimer acreditam que as técnicas têm sido usadas para o consumo estético e acesso aos objetos.


danielcamelo3785: concordo
respondido por: mirtesmkt
3

Resposta: Alternativa V - Tanto Baudrillard quanto Adorno e Horkheimer acreditam que as técnicas têm sido usadas para o consumo estético e acesso aos objetos.

Explicação:Baudrillard diz não haver valorização da ética, sociedade de consumo a todo vapor , priorizando acesso aos objetos.

Theodor Adorno e Max, vão alem e descrevem o homem como aquele que só quer saber do melhor para si, sem preocupações com o meio em geral, desta forma pouco se preocupam com as necessidades dos demais, mas sim priorizam o consumo estético.

Perguntas similares