A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no docum ento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de docum entos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, docum entos orais etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou , para um passado mais distant e, um pólen fóssil, uma ferra menta , um ex-voto são, p ara a história nova, documentos de primeira ordemEm relação às fontes históricas, as transformações apontadas no texto trouxeram como cons equência a Aadequação das prioridades de documentos para o trabalho do historiador. Bdiminuição das expectativas de abordagem dos problemas históricos. Credução da probabilidade de problematização dos fatos históricos. Dampliação dos significados de fontes e objetos históricos. Eafirmação de uma conquista da verdade histórica.
#SAS
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
20
A "História Nova", ou o modo como a Escola de Annales buscou reinterpretar aquelas que seriam as ferramentas da historiografia, fez com que coisas que antes não eram vistas como instrumentos históricos, como canções, mitos e entrevistas, passassem a ser vistas deste modo.
Com isto, houve uma ampliação do que deveríamos considerar como "História" e que tipo de conhecimento seria passível de auxiliar os historiadores em suas tarefas.
Uma das razões desta mudança foi a perseguição sistemática dos nazistas a minorias, o que ameaçava fazer com que a cultura oral destas pessoas desaparecesse e a sua história não fosse jamais conhecida.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás