1)
Analise os textos a seguir para responder a questão.
Texto I:
A valorização social de certas variedades linguísticas em detrimento de outras, em decorrência de fatores socioeconômicos ou regionais, evoca questões associadas em alguma medida, ao poder, visto que aqueles que tiveram acesso à escolaridade, à instrução, à cultura revelam mais familiaridade com os aspectos linguísticos e obtêm maior facilidade na busca de oportunidades. Isso revela que a Língua é um poderoso instrumento de ascensão social.
Texto II:
O preconceito linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentro de um mesmo idioma. De tal maneira, está associado às diferenças regionais desde dialetos, regionalismos, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social.
Fragmento extraído do Artigo: Preconceito Linguístico, publicado no website: Toda Matéria, disponível on line em: Acesso aos 20-10-2017.
A partir da leitura dos dois textos propostos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um dos mais recorrentes tipos de preconceito presentes na atualidade é o linguístico, o qual pode atuar também como preconceito social.
Porque
II. Os indivíduos e grupos sociais que dominam a norma culta da Língua são valorizados socialmente.
A respeito dessas duas asserções, assinale a única alternativa que exprime de forma correta a relação existente entre elas.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
No Brasil, o preconceito linguístico é muito grande, isto porque, em sua maioria, pessoas de classe social mais alta têm atitudes preconceituosas principalmente pela maneira de falar de indivíduos que moram em favelas ou lugares mais humildes.
Além disso, existem pessoas que acreditam que em determinado Estado fala-se melhor que em outras regiões do país. Porém não existe um certo ou errado em falar, existem variações linguísticas.
Essas atitudes só fazem com que haja maior exclusão social, e com isso, pode-se gerar violência psicológica ou até mesmo física.
Portanto o preconceito linguístico está relacionado ao preconceito social.
Destaca-se que as sentenças são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da I.
Abraços!
1-a, 2-e, 3-c, 4-d, 5-b ,6-a, 7-d,8-c,9-d,10-e.
Resposta:
2 - d
Explicação:
1-a, 2-e, 3-c, 4-d, 5-b ,6-a, 7-d,8-c,9-d,10-e.
1-a, 2-e, 3-c, 4-d, 5-b ,6-a, 7-d,8-c,9-d,10-e.