A sexualidade é um componente da existência humana e como tudo que é humano, muitas vezes ela se manifesta de forma diversa e plural. Vemos, por exemplo, nas escolas, casos cada vez mais recorrentes de gravidez na adolescência e de expressões de sexualidade que fogem aos padrões heteronormativos. Diante desse cenário que papel a escola deve assumir? Escolha uma: A. Estudos recentes indicam que meninas que tem boa comunicação sobre sexo e contracepção têm menos probabilidades de engravidar. De forma semelhante, os jovens que se sentem mais acolhidos em relação às expressões de sua sexualidade, têm menos chances de desenvolver traumas psicológicos, amadurecendo de forma segura e feliz. Esses dados revelam que a escola tem um papel formativo importante a desenvolver nesse processo, uma vez que, as crianças e jovens passam boa parte do tempo nela e que seu papel principal é educar para a vida. B. Quando uma aluna adolescente anuncia a gravidez precoce, a escola deve transferi-la para outro turno, pois ao engravidar ela já não é mais considerada como adolescente e sua condição pode influenciar outras meninas. C. Pesquisas científicas indicam que os meninos, em culturas ocidentais, começam sua atividade sexual, geralmente mais cedo que as meninas. Porém, esse dado só é realidade entre os mais pobres. Em escolas públicas é comum ver casais de namorados enfrentando a gravidez precoce, mas em escolas particulares isso é pouco comum, pois os pais mais informados conseguem evitar o inicio da vida sexual precoce e, portanto, a gravidez indesejada. Na prática, portanto, é principalmente a escola pública que deve realizar sensibilizações com os familiares das crianças, a fim de evitar casos de gravidez indesejada. D. A escola ao desenvolver palestras e debates que discutam a sexualidade humana, infringe uma regra da ética, pois esse tipo de tema não deve ser discutido publicamente. São os familiares os responsáveis exclusivos de tratar a temática.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Letra A
Explicação:
As outras opções tem cunho estereotipado e até preconceituoso. A forma mais eficaz de se evitar a gravidez na adolescência é tendo debates abertos e mantendo os jovens informados sobre todos os riscos e consequências de uma prática sexual não protegida, deixando com que se expressem e também não se reprimam.
Em lugares mais pobres isso é mais comum justamente por haver menos educação sexual, não é necessariamente relacionado a conduta dos pais.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás