• Matéria: Filosofia
  • Autor: vihhnogueira
  • Perguntado 7 anos atrás

faça uma reflexão com “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.”- Kant.





Respostas

respondido por: Anônimo
10

Olá, boa noite. A citação acima busca defender o ponto de vista de que a moral é a perspectiva necessária para que possamos compreender não apenas o estado de felicidade, mas sim, uma maneira de possuirmos a honra de obtê-la. Isto é, compreender os meios para que tenhamos chegado aos fins e vice-versa.

Espero ter ajudado!

respondido por: larissamagrani
2

De acordo com Kant, o princípio supremo da moralidade deve assentar-se na razão prática pura, e as leis morais devem ser independentes de qualquer condição subjetiva da natureza humana.

Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leinbiz) e do empirismo (Hume, Locke) para criar a sua filosofia transcendental e categórica.

Para a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.

Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Link: brainly.com.br/tarefa/15201670

Anexos:
Perguntas similares