“O berço da fraude na Petrobrás se deu na gerência de compras e abastecimento, principalmente no desenvolvimento e compra de novas plataformas e refinarias. O esquema era como outro qualquer, compras superfaturadas eram efetuadas e a distribuição da propina acontecia no fornecedor contratado. Mas aí vem a pergunta: Por que esses superfaturamentos não refletiam no resultado da empresa? A resposta é simples, as compras superfaturadas eram de ativos da empresa (caso mais conhecido foi a refinaria de Pasadena) e como bons contadores que somos, sabemos que compras de ativo vão para o resultado através da depreciação. Quando começou os indícios de fraude nessa área da Petrobrás, naturalmente a auditoria na época se viu obrigada a aplicar o Impairment Test (CPC 01 – Teste de recuperabilidade de ativos) e o resultado não foi surpresa alguma: uma perda de aproximadamente 50 bilhões de reais em 2015. Essa perda representa que os ativos estavam supervalorizados por conta do superfaturamento nas aquisições. Deixando de lado o imbróglio político, casos como esse são comuns dentro das empresas. Os principais indícios são: não compatibilidade de bens entre a função do comprador com seu salário; ou compras sem formalizações de cotações.”
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta. Grupo de escolhas da pergunta
I- A corrupção na Petrobrás foi causada pelos resultados catastróficos da administração, em conluio com a auditoria que não aplicou o Imperment Test.
II-As compras de novas plataformas e refinarias foi o principal problema da Petrobrás, pois não passaram pelos testes de recuperabilidade de ativos e mesmo assim foram compradas.
III- As propinas do superfaturamento eram distribuídas aos fornecedores e repartidas com os políticos, compradores e auditores
IV- A não compatibilidade de bens do comprador e seu salário é sempre a causa principal do superfaturamento, portanto, a auditoria deve iniciar seus trabalhos pela análise do imposto de renda dos compradores.
V-As compras de ativos superfaturados escondem o resultado desfavorável para a empresa porque esses ativos serão demonstrados no Balanço Patrimonial com valores irreais
ME AJUDEM POR FAVOR!!!
Respostas
Resposta:
V - As compras de ativos superfaturados escondem o resultado desfavorável para a empresa porque esses ativos serão demonstrados no Balanço Patrimonial com valores irreais.
Explicação:
As compras de ativos superfaturados não aparecem no resultado porque são depreciados ao longo de sua vida útil, o superfaturamento será diluído ao longo do tempo, alternativa correta.
Não foi a compra de novas plataformas o principal problema da Petrobrás e sim o superfaturamento dessas compras, portanto essa alternativa não é correta.
O comprador pode esconder o patrimônio em nome de terceiros, fazendo com que haja comparabilidade entre de seus bens com o seu salário, portando a alternativa não é correta.
O texto não diz que ouve conluio com a auditoria, e esta aplicou o test de impairment para avaliar as perdas da empresa, alternativa incorreta.
O texto não trata da distribuição de propinas, apenas relata as questões ligadas à fraude.
Resposta:
As compras de ativos superfaturados escondem o resultado desfavorável para a empresa porque esses ativos serão demonstrados no Balanço Patrimonial com valores irreais.
Explicação:
As compras de ativos superfaturados não aparecem no resultado porque são depreciados ao longo de sua vida útil, o superfaturamento será diluído ao longo do tempo, alternativa correta.