Respostas
Podemos associar a carga elétrica de um corpo com a quantidade de elétrons excedentes presentes nele. Lembrando que o elétron tem carga negativa e o próton positiva, iguais em módulo, uma quantidade maior de elétrons do que de prótons num corpo faz com que ele tenha uma carga elétrica negativa.
Um próton e elétron excedentes é um tipo de partícula que tem uma carga elétrica de +1 e -1. Um excesso de prótons e elétrons produzirá uma carga positiva. Um excesso de prótons e elétrons produzirá uma carga negativa.
Como se forma um próton e um elétron excedentes?
- Um próton e um elétron excedentes são formados quando um núcleo emite raios gama;
- Os raios gama são emitidos como resultado de um núcleo instável, que pode ser resultado de decaimento radioativo ou fissão nuclear;
- Os raios gama são ondas eletromagnéticas de alta energia e comprimento de onda curto que são tipicamente emitidas pelo núcleo de um átomo quando ele decai ou se desfaz;
- Um próton tem uma carga elétrica positiva e é encontrado no núcleo de um átomo;
- Um elétron tem uma carga elétrica e é encontrado fora do núcleo, ou em orbitais ao redor do núcleo.
Portanto, um próton e elétron excedentes é um radical livre que possui um próton e um elétron extras. Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos com elétrons desemparelhados. Eles podem ser criados por radiação ionizante, reações químicas ou outros tipos de energia.
Leia mais sobre a Lei da Radioatividade em: https://brainly.com.br/tarefa/42416605
#SPJ2