Uerj) “Testes genéticos: a ciência se antecipa à doença. Com o avanço no mapeamento de 100 mil genes dos 23 pares de cromossomos do núcleo da célula (Projeto Genoma, iniciado em 1990, nos EUA), já é possível detectar por meio de exames de DNA (ácido desoxirribonucleico) a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças [...].” (O Globo, 10/08/1997).
Sabe-se que o citado mapeamento é feito a partir do conhecimento da sequência de bases do DNA. O esquema abaixo que representa o pareamento típico de bases encontradas na molécula de DNA é:
(1 Ponto)
Opção a
Opção b
Opção c
Opção d
Opção e
Respostas
A resposta é a opção a, pois ela irá expressar a sequência correta de bases nitrogenadas.
Veja que na molécula de DNA podemos encontrar as seguintes bases nitrogenadas:
- adenina (A),
- citosina (C),
- guanina (G) e
- timina (T).
Nesse caso, a base timina (T) liga-se sempre à adenina (A) por meios de duas pontes de hidrogênio, ao passo que a base citosina (C) sempre estará ligada à base nitrogenada guanina (G) por três pontes de hidrogênio, que é o que mostra a opção a.
O esquema que representa o pareamento típico de bases da molécula de DNA é a letra A, pois apresenta corretamente as ligações que ocorrem entre adenina e timina, e entre guanina e citosina.
A estrutura da molécula de DNA
Uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é formado por um fosfato, um açúcar (desoxirribose) e uma base nitrogenada (adenina, timina, guanina e citosina). O DNA é formado por duas fitas que se ligam por meio de ligações duplas ou triplas entre as bases nitrogenadas. Essas ligações garantem ao DNA o formato de dupla hélice.
O DNA é a molécula presente no núcleo dos eucariontes e no citoplasma dos procariontes e que detém todo o código genético do indivíduo, responsável pelas características físicas e genotípicas.
Aprenda mais sobre o DNA e as bases nitrogenadas em https://brainly.com.br/tarefa/47903638