Respostas
Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.
Função Referencial ou Denotativa: Tem como objetivo principal informar, referenciar algo.
Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa.
Exemplo: os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.
Função Emotiva ou Expressiva: Na função emotiva o emissor ter como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.
Esse tipo de texto, escrito na primeira pessoa está voltado para o emissor, uma vez que possui um caráter pessoal.
Exemplo: Os textos poéticos, as cartas, os diários. Todos eles são marcados pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticencias, ponto de exclamação, etc.
Função Poética: A função poética é característica das obras literárias que possui como marca a utilização do sentido conotativo das palavras .
Nessa função, o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras , das expressões, das figuras de linguagem. Por isso, o principal elemento comunicativo é a mensagem.
Exemplos: Provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas.
Função Fática: Tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação. Esse tipo de função é muito utilizado nos diálogos.
Exemplos: Expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone, etc.
Função Conotativa ou apelativa: Caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.
Exemplos: Propagandas, publicidades e discursos políticos.
Função Metalinguística: Caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código.
Exemplo: Escrever é uma forma de expressão gráfica. Isso define o que é escrita bem como exemplifica a função metalinguística
Espero ter ajudado ;)