FAÇA UMA DESCRIÇÃO DE:
-de densidade demográfica;
-população absoluta;
-país populoso;
-país povoado;
-crescimento natural ou vegetativo;
-taxa de natalidade;
-taxa de fecundidade; -pirâmide etária;
-População economicamente ativa e População economicamente inativa.
Respostas
Resposta:
Densidade demográfica: É a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos. É sempre expressa em habitantes por quilômetro quadrado;
População absoluta: É o número total de habitantes de um lugar (país, cidade etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não-populoso ou de pequena população absoluta;
País populoso: É aquele que possui uma grande quantidade de habitantes. Já o país povoado, diferentemente do populoso, é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado;
Crescimento natural ou vegetativo: É o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado;
Taxa de natalidade: A taxa de natalidade (TN) indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano;
Taxa de fecundidade: É uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data;
Pirâmide etária: É um gráfico que permite analisar a distribuição da população por idade.
População economicamente ativa: (PEA) é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada;
População economicamente inativa: População não Economicamente Ativa (PNEA) ou População Economicamente Inativa (PEI): são as pessoas não classificadas como ocupadas ou desocupadas, ou seja, pessoas incapacitadas para o trabalho ou que desistiram de buscar trabalho ou não querem mesmo trabalhar.
Espero ter ajudado!
Resposta:
* Densidade demográfica: Densidade demográfica ou densidade populacional é uma medida utilizada pela Geografia, para avaliar a distribuição da população em um determinado território. Ela indica a quantidade de pessoas que habitam um determinado espaço geográfico.
* População absoluta: é o número total de habitantes de um lugar. Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é populoso ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é não-populoso ou de pequena população absoluta.
* País populoso: O conceito de populoso tem relação direta com a população absoluta.
* País povoado: O conceito de povoado está relacionado à população relativa ou densidade demográfica. Trata-se do número médio de habitantes por unidade de área, geralmente o quilômetro quadrado.
* Crescimento natural ou vegetativo: É a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou país geralmente expressa em porcentagem.
* Taxa de natalidade: É a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo. A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.
* Taxa de fecundidade: Consiste em uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida. Nesse sentido, esse indicador expressa a condição reprodutiva média das mulheres de um determinado local, sendo um dado importantíssimo para a análise da dinâmica demográfica.
* Pirâmide etária: é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo.
* População economicamente ativa e População economicamente inativa:
é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.
a parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que se denomina por População Economicamente Inativa.
Explicação: