É comum na literatura em Educação Matemática, pesquisadores utilizarem o termo Tendências em Educação Matemática, enquanto que para outros, como essas discussões circulam desde meados da década de 1970, parece não ter mais sentido a utilização desse termo. No entanto, para Klüber (2012, p. 33) “[...] tendência não é entendida como no senso comum, ou seja, apenas um modismo que vem e passa [...] [mas] como um movimento efetivo daquilo que tem permanecido enquanto e como alguns modos de se pensar e fazer Educação Matemática em nosso país e também em outras partes do mundo”.
KLÜBER, T. E. Uma metacompreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2012. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) –
Centro de Ciências Físicas e Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2012.
Considerando as discussões realizadas por alguns pesquisadores da área de Educação Matemática sobre as diferentes Tendências, associe ambas as colunas, relacionando o nome atribuído à Tendência com algumas de suas características.
(1) Investigação Matemática A - tem a situação-problema como ponto de partida, portanto, ela deve ser um desafio para o estudante, ser motivadora. Para a resolução, o estudante deverá interpretar a situação e a formalização do conteúdo é realizada pelo professor.
(2) Jogos e materiais manipuláveis B - são considerados uma forma de dinamizar o processo pedagógico. Favorecem a experimentação matemática a partir de instrumentos e ferramentas que auxiliam na aprendizagem, como calculadoras e softwares matemáticos.
(3) Mídias tecnológicas C - tem os problemas abertos como objeto de investigação. Como um matemático profissional, se busca estabelecer relações, identificar propriedades, num movimento de conjectura-teste-demonstração
(4) Modelagem Matemática D - tem a escolha de um tema como início da atividade, seguido de pesquisa e delimitação do problema. O problema é resolvido utilizando-se de conceitos matemáticos, assim como é promovida uma análise crítica da solução e situação.
(5) Resolução de Problemas E - parte-se de ações concretas para se chegar à abstração. Para isso os estudantes elaboram estratégias e raciocínios que favorecem o desenvolvimento da autonomia e de competências cognitivas, emocionais e sociais.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1-A, 2-C, 3-B, 4-E, 5-D.
Alternativa 2:
1-A, 2-D, 3-E, 4-B, 5-C.
Alternativa 3:
1-A, B-4, C-3, 4-E, 5-D.
Alternativa 4:
1-C, 2-A, 3-B, 4-E, 5-D.
Alternativa 5:
1-C, 2-E, 3-B, 4-D, 5-A
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 5:
1-C, 2-E, 3-B, 4-D, 5-A
Explicação passo-a-passo:
Na pág. 55 do livro você encontra a resposta para a Resolução de Problemas, e ela se assemelha a resposta A, então como só tem uma alternativa que a 5-A, fica facil :)
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás