Leia o trecho a seguir: “Os autores que veem coronelismo no meio urbano e em fases recentes da história do país estão falando simplesmente de clientelismo. As relações clientelísticas, nesse caso, dispensam a presença do coronel, pois ela se dá entre o governo, ou políticos, e setores pobres da população. Deputados trocam votos por empregos e serviços públicos que conseguem graças à sua capacidade de influir sobre o Poder Executivo. Nesse sentido, é possível mesmo dizer que o clientelismo se ampliou com o fim do coronelismo e que ele aumenta com o decréscimo do mandonismo. À medida que os chefes políticos locais perdem a capacidade de controlar os votos da população, eles deixam de ser parceiros interessantes para o governo, que passa a tratar com os eleitores, transferindo para estes a relação clientelística.” (CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual. Dados, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, 1997.)No texto acima, o historiador José Murilo de Carvalho está reivindicando um maior cuidado com o uso do termo “coronelismo” para analisar a história política brasileira, insistindo em não confundir clientelismo com coronelismo. Acompanhando o raciocínio de José Murilo de Carvalho, o coronelismo pode ser identificado como uma política praticada: *
(A)tipicamente no sudeste do Brasil, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, a partir da década de 1970.
(B)majoritariamente nos grandes centros urbanos, a partir dos anos 2000.
(C) tipicamente nas regiões do interior do Brasil, com predominância agrária, na época da Republica Velha, na virada do século xix para o xx.
(E) tipicamente no período imperial por políticos que queriam romper com o poder central do império, sem se estender à Republica.
Respostas
Resposta: letra (c)
Explicação:
O coronelismo é uma prática de cunho político-social, própria do meio rural e das pequenas cidades do interior, que floresceu durante a Primeira República (1889-1930) e que configura uma forma de mandonismo em que uma elite, encarnada emblematicamente pelo proprietário rural, controla os meios de produção, detendo o poder econômico, social e político local
O coronelismo pode ser identificado como uma política relacionada ao que está colocado na letra C) tipicamente nas regiões do interior do Brasil, com predominância agrária, na época da Republica Velha, na virada do século XIX para o XX.
O coronelismo pode ser compreendido como o período do Brasil em que os coronéis possuíam poder sobre os elementos sociais das suas regiões na parte interior do Nordeste do país. Teve início no final do século XIX perdurou até o início do século XX. Eles conseguiam esse poder por meio de um acordo com o governo federal.
O autor faz uma relação do coronelismo com o clientelismo, que é uma prática considerada antiética, porque ela é a troca de bens e serviços por apoio político, ou seja, é uma forma de corrupção que ainda se faz presente em abundância na sociedade.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/39468325