• Matéria: Informática
  • Autor: jorgep
  • Perguntado 7 anos atrás

A Refatoração surgiu por meio dessa observação. Algumas pessoas pensam que Refatoração é apenas uma limpeza de código, mas ela vai, além disso, porque fornece técnicas específicas para cada tipo de alteração. Então se forem usadas da forma correta deixa-o menos propenso a erros. Refatoração é a alteração de um código fonte, visando melhorar o entendimento e a manutenibilidade sem alterar suas funções externas.

BARROZO, G. C.; VINHAS, H. M.; REIS, J. C. de S. Refatoração: Aperfeiçoando Um Código Existente. Alfenas: UNIFENAS, 2013.

A Refatoração é considerada uma das técnicas mais poderosa para a produção de um bom código. Com base nesta informação, assinale a alternativa que cita alguns dos sintomas do catálogo de “maus cheiros”.

I. Código duplicado mostrando desperdício é o número 1 do ranking dos maus cheiros.
II. A cirurgia com rifle é usada quando, cada vez que você executa uma mudança, tem que fazer muitas alterações pequenas em muitas classes diferentes.
III. Inveja da funcionalidade, quando um método tende a utilizar mais de um objeto de uma classe diferente a aquele que pertence.
IV. Intimidade inapropriada, na qual uma classe refere-se a partes privadas de outras classes e uma classe ociosa é quando ela não esteja fazendo o suficiente para se pagar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: robertodavid76
7

Resposta:

eu considero correto apenas as sentenças I e II

Explicação:

O material de estudos (Livro) utiliza uma tabela com o catálogo de “maus cheiros” fornecido por Fowler

ao meu ver deve ser seguido NOME e DESCRIÇÃO, qualquer alteração já não se refere ao mesmo. logo

Inveja da funcionalidade  não é a mesma coisa de Inveja dos dados

Intimidade inapropriada não é a mesma coisa de Intimidade inadequada


NhoQUin: Eu achei um livro da Unicesumar da disciplina: "PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE" que usa esses termos, veja:
NhoQUin: catálogo de “maus chei-ros” fornecido por Fowler:■Código duplicado mostrando desperdício.■Método longo.■Classe grande.
Inveja da funcionalidade, quando um método tende a utilizar mais de um objeto de uma classe diferente a aquele que pertence.■Intimidade inapropriada, na qual uma classe refere-se a partes privadas de outras classes
NhoQUin: Pesquisa o seguinte no google: A Refatoração é considerada uma das técnicas mais poderosa para a produção de um bom código. Com base nesta informação, assinale a alternativa que cita alguns dos sintomas do catálogo de “maus cheiros”. E ACESSA O SITE docplayer
NhoQUin: Vou colocar todas como certas. Abraço.
NhoQUin: Está nas páginas 112 e 113.
robertodavid76: pode ser, mas os exemplos são citados como do Fowler? vários autores utilizam termos diferentes ai vai depender da disciplina que e o material de estudo da disciplina em sí.
robertodavid76: por isso que eu comentei, respondi baseado no material que eu tenho desta disciplina. pode estar errada a resposta.
respondido por: vchinchilla22
0

Com base nessas informações, a alternativa que cita alguns dos sintomas do catálogo de “maus cheiros”. Está correto o que está expresso em: alternativa 5:  I, II, III e IV.

I. Entre os sintomas descritos, temos o código duplicado que demonstra o topo do ranking dos maus cheiros, representado pelo desperdício.

II. Durante a execução da cirurgia com rifle acontece certas alterações pequenas e em classes diversas.

III.  O sintoma da inveja da funcionalidade acontece em situação a qual o método apresenta a tendência de uso de mais de um objeto de uma classe diferente da sua original.

IV. Já o sintoma de intimidade inapropriada ocorre com classes relacionadas às partes privadas ou em classe ociosa que não cumpre com o seu funcionamento.

Quais são os maus odores nos códigos

Na mecânica de ‘software’, maus cheiros podem ser práticas ruins de ‘design’ de ‘software’ que levam a defeitos. Essas falhas geralmente são o resultado de má implementação ou escolhas de ‘design’ e levam à complexidade do código-fonte e a sua capacidade de manutenção e atualização.

Ao contrário de um antipadrão, maus cheiros não são necessariamente bugs, ou seja, podem persistir sem a perspetiva de desenvolvimento num ‘software’. Para corrigir um código com mau cheiro, você precisa retrabalhar o código-fonte, ou seja, modificar o código sem alterar o seu comportamento.

Saiba mais sobre Código-Fonte em: https://brainly.com.br/tarefa/28519743

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares