Gostaria de saber se esse texto é um texto narrativo?
As fases da vida
Mal consigo escutar o som da campainha tocando, não estou acostumada a receber tanta gente, todo dia aqui em casa! E olha que meus ouvidos são muito bons para uma mulher da terceira idade.
Depois de muita festa, conversas, gargalhadas, me sento na minha querida cadeira de balanço, estava exausta, já não tinha mais tanto " pique " para festas agitadas. Agora, diante de mim, está minha amada família. Joaquim, meu neto mais novo de 1 ano de idade vem em minha direção, se equilibrando para não cair, com aqueles olhinhos azuis brilhando que eu tanto admirava. Suas mãos gorduchinhas batiam uma nas outras, para entrar em sincronia com a música que cantava, o " parabéns pra você, nesta data querida..."
Aquele bebê era tão esperto, estava descobrindo o mundo. Pensei em tantas coisas que viriam em sua vida pela frente, mas ele não se importava, não tinha nada com o que se preocupar, tudo era motivo de graça! Tudo era novo e alegre...Estar com as pessoas que amava já era o bastante. Nós adultos deveríamos ser assim, iguais aos bebês, iguais às crianças também, onde tudo é inocente, colorido, tudo é base da fantasia...Seus únicos problemas são um joelho ralado; talvez ter que dormir cedo; a demora para crescer...O que me fez olhar para Melissa, minha vizinha extremamente querida e gentil! Sempre que a mesma voltava da escola, me contava de sua professora rabugenta e dos garotos nojentos de sua classe!
Ela estava com a cabeça apoiada em uma das mãos, com um ar de aborrecida, enquanto o vento balançava seus cabelos castanhos.
- Queria crescer rápido! Falta ainda 3 meses para eu fazer 8 anos! - disse ela.
- Calma, tudo tem o seu tempo...- disse sorrindo.
" Tudo tem o seu tempo " era definitivamente uma frase que adolescentes não conseguiam entender...Olhei para minha neta, Bruna. Estava com o olhar distante, descobriu recentemente que sofria por um amor não correspondido...Essa é a parte mais difícil de crescer: você tem que aprender que não machucará só seu joelho desta vez, mas agora seu coração estava incluído nisso também...É uma fase confusa de se enfrentar, onde você começa a se descobrir e ser obrigado a deixar a realidade inundar sua vida.
Com isso, se não já bastasse, os hormônios estando a mil, as decepções, mágoas, inimizades tomam conta desse período. A família passa a ser menos importante em comparação com os amigos. É de fato um momento muito difícil da vida, mas também podem ser daí que sairão as melhores lembranças que alguém poderia ter...
Já tentei explicar isso para Liza, mas parece que em seus 43 anos, se esqueceu que não nasceu adulta, e é incapaz de compreender a filha. Esse é o grande problema dos adultos, estão sempre estressados com a vida! Trabalho, casa, marido, filhos, uma adolescente rebelde e um bebê para ser educado! É muita coisa, eu sei! Já estive no lugar dela! Mas só queria que minha filha fosse feliz. Viver em paz consigo mesma, sabe?! Se isso acontecesse, todo o resto seria resolvido com paciência e compreensão...
Seu rosto já revela algumas rugas dos anos passados, a dor de cabeça revela o cansaço, e seus olhos não brilham mais como antes...
Olho para o bolo na minha frente. Meu nome é Amélia, sou uma senhora que hoje completa 84 anos. Descobri com minha vida, que os primeiros aniversários são sobre tudo o que você tem pela frente. Os do meio, são por um ano mais vivido. E no meu caso, é uma espécie de adeus...
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
sim
Explicação:
é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados alguns fatos e acontecimentos.
jujubaschaussard:
obrigadoo
respondido por:
4
Resposta:
Sim .pelo fato dele está explicando
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás