Leia o texto abaixo: "Boas coisas acontecem para quem espera. As melhores coisas acontecem para quem se levanta e faz." (Domínio público.) Considerando o texto acima e a maneira como ele é estruturado, podemos afirmar que: a) O uso encadeado de "Boas coisas" e "As melhores coisas" possibilita a valorização do primeiro enunciado e a desvalorização do segundo. b) A repetição do termo "coisas" garante que "boas coisas" e "as melhores coisas" remetem ao mesmo referente. c) Entre as expressões "para quem espera" e "para quem se levanta e faz" estabelece-se uma relação de temporalidade. d) A sequenciação desse texto ocorre por meio da recorrência de expressões e de estruturas sintáticas.
#UNICAMP
Respostas
respondido por:
3
O gabarito é dado pela alternativa (D).
Na verdade, as duas orações estão encaixadas num paralelismo sintático.
Basicamente, esse paralelismo sintático evidencia que as expressões possuem valores semânticos (sentido do que é exposto) parecidos.
Para reforçar isso, basta analisar bem os adjetivos "boas" e "melhores", que fazem referência aos resultados das ações necessárias - que podem ser realizadas por qualquer pessoa - para a obtenção de benesses.
Lute pela realização dos seus sonhos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás