Muitos consideram a Internet como um novo continente que transpassa fronteiras geográficas e conecta computadores dos diversos países do globo. Atualmente, para que as informações migrem de um computador para outro, um sistema de endereçamento denominado IPv4 (Internet Protocol Version 4) é usado. Nesse sistema, cada endereço é constituído por quatro campos, separados por pontos. Cada campo, por sua vez, é um número inteiro no intervalo [0, 2⁸ - 1]. Por exemplo, o endereço IPv4 do servidor WEB da UFF é 200.20.0.21. Um novo sistema está sendo proposto: o IPv6. Nessa nova versão, cada endereço é constituído por oito campos e cada campo é um número inteiro no intervalo [0, 2¹⁶ - 1].Com base nessas informações, é correto afirmar que (A) o número de endereços diferentes no sistema IPv6 é o quádruplo do número de endereços diferentes do sistema IPv4. (B) existem exatamente 4.(2⁸ - 1) endereços diferentes no sistema IPv4. (C) existem exatamente 2³² endereços diferentes no sistema IPv4. (D) o número de endereços diferentes no sistema IPv6 é o dobro do número de endereços diferentes do sistema IPv4. (E) existem exatamente (2⁸ - 1)⁴ endereços diferentes no sistema IPv4.
#UFF
Respostas
respondido por:
11
Temos 2^{32} possibilidades de endereços para o protocolo IPv4. Letra c).
No protocolo IPv4 vamos ter, para cada campo, possibilidades. Logo, para os 4 campos desse protocolo vamos ter, aplicando o princípio fundamental da contagem:
Já no protocolo IPv6 vamos ter, para cada um dos campos, possibilidades. Deste modo, para os 8 campos desse protocolo, teremos, aplicando novamente o TFC:
Se dividirmos o número de possibilidade do IPv6 pelo do IPv4, teremos:
Logo o número de possibilidade do IPv6 é vezes maior que o número de possibilidade do IPv4.
Conforme calculamos, existem possibilidades para o protocolo IPv4.
Você pode aprender mais sobre Probabilidade aqui:
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás