1)
Observe o trecho a seguir da obra “Viagens na minha terra” de Almeida Garret:
O Vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita: não há ali nada de grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de tons, de disposição em tudo que se vê e se sente, que não merece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más, os pensamentos mesquinhos, os pesares e as vilezas, da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração.
CARMINATTI, Natália Pedroni. As narrativas em Portugal do século XIX: origens do romance – influências vizinhas. KROTON, 2018.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Tem-se um texto cujo vocabulário aproxima-se da linguagem oral, ainda que encontremos certas expressões típicas dos portugueses.
II. A redação aproxima-se muito das novelas chateaubrianas, especialmente “Atala”, 1801.
III. As descrições tocam a sensibilidade do leitor, já que o ambiente é real, a despeito da construção vocabular remeter-nos ao universo paradisíaco do Éden.
Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II e III, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
II, apenas.
d)
I, apenas.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
27
Resposta: Aap3 1.E 2.D 3.B 4.D corrigidas
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás