Respostas
Resposta:
Entende-se, por fluxo de matéria e/ou energia, o "caminho" percorrido pela matéria, também chamada de biomassa, ou pela energia ao longo de um ecossistema. Trata-se de um processo fundamental para o funcionamento e a manutenção de um ecossistema, podendo ser representado como uma pirâmide chamada de pirâmide trófica ou pirâmide ecológica.
A pirâmide ecológica é, portanto, um modelo didático usado na Ecologia para esquematizar o fluxo de matéria e energia presente em um ambiente, com base nas relações ecológicas existentes entre os seres vivos que ali habitam.
Ecossistema e Cadeia Alimentar
Para compreender o conceito de fluxo de energia, ou de biomassa, é importante entender como estão dispostos os organismos em um ecossistema, bem como as relações estabelecidas entre eles, pois é através dessa relação que a energia e a matéria são deslocadas no ecossistema.
Explicação:
Os níveis tróficos podem ser divididos em:
Produtores: Organismos autótrofos que produzem o próprio alimento. Em termos energéticos, são os organismos que convertem a energia química inorgânica ou luminosa em energia bioquímica;
Consumidores: Organismos heterótrofos que consomem a energia e a biomassa presente no nível trófico abaixo do que se encontram. São, portanto, organismos que consomem outros organismos e podem ocupar diferentes níveis tróficos. Por exemplo, os consumidores primários se alimentam dos produtores através da relação de herbivoria; os consumidores secundários se alimentam dos consumidores primários; os consumidores terciários se alimentam dos consumidores secundários através de relações de predatismo.
Decompositores: O último nível trófico é composto pelos organismos que se alimentam de matéria morta e em decomposição São organismos que se alimentam dos restos mortais ou alimentares dos demais níveis tróficos. Dentro desse nível estão os fungos, algumas bactérias e alguns protozoários.