Respostas
Resposta:O Império do Japão Romaji: Dai Nippon Teikoku foi um Grande Império Japonês oficialmente Grande Japão frequentemente Império Japonês foi uma entidade política japonesa que existiu desde 3 de janeiro de 1868 até sua derrota na Segunda Guerra Mundial e a outorga da Constituição do Estado do Japão, em 3 de maio de 1947.
A rápida industrialização e militarização do país, sob o slogan Fukoku Kyohei, levou a sua ascensão como uma potência mundial, na sua entrada na aliança do Eixo e na conquista de grande parte da região do Pacífico e do leste asiático. Com o aumento de seu poder em 1942, o Império japonês dominava um território que cobria 7,4 milhões de quilômetros quadrados, tornando-o um dos maiores impérios marítimos da história.
espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
HOME HISTÓRIA GERAL IDADE CONTEMPORÂNEA RESTAURAÇÃO MEIJI
RESTAURAÇÃO MEIJI
HISTÓRIA GERAL
Historicamente, o Japão esteve isolado do Ocidente até a chegada das primeiras embarcações mercantilistas portuguesas, em 1542. Esse primeiro contato não teve efeitos positivos, principalmente por causa dos interesses lusitanos em propagar o cristianismo entre os japoneses pela ação dos jesuítas. Na primeira metade do século XVII, o governo nipônico realizou a execução de milhares de cristãos japoneses e determinou o fechamento dos portos.
Entre os séculos XVII e XIX, o Japão era controlado pelo xogum, uma espécie de primeiro-ministro de poder hereditário que tinha amplos poderes. Além disso, observamos a presença de uma ampla aristocracia (damaios) que exercia o poder local através dos samurais, uma classe de guerreiros profissionais. Ao longo do tempo, o domínio da família Tokugawa sob o xogunato acabou desenvolvendo uma frequente disputa de poder com os grandes proprietários.
A partir de 1850, as nações ocidentais passaram a desenvolver estratégias políticas que pressionavam a abertura política e econômica japonesa. Em 1854, sob o comando do almirante Perry, uma esquadra norte-americana impôs a abertura dos portos nipônicos ao mercado mundial. Por meio de sérias ameaças militares, os japoneses foram obrigados a assinar tratados comerciais com diferentes países.