Respostas
Resposta: A história entre o Rio de Janeiro, os Negros e a Capoeira, apresenta-se de forma imbricada quando consideramos esses elementos parte de uma amalgama histórica. Essa junção entre os três ponto produz narrativas sobre fatos e eventos circundantes à movimentos sociais, políticos e culturais. O presente estudo tratou de dissertar sobre a historicidade da capoeira no Rio de Janeiro no período de 1821 a 1955. Estudo estudo foi pensado e executado a partir da possibilidade de tornar identificável os registros de imagens como fonte histórica fidedigna. Sendo assim, formou-se uma narrativa visual, por assim dizer, de cinquenta e três figuras de modo a se conectarem numa ordem cronológica através da capoeira, de forma direta ou indireta. Acompanhando o desenrolar da História pela Arte denunciou-se um discurso que flagra como a capoeira gradativamente vai deixando de ser conteúdo marginal para se tornar hábito salutar e moralmente reconhecido pela elite burguesa carioca. A intenção de narrar o passado, calhou, de modo empírico, numa hermenêutica metodológica reconhecendo o historicismo como pertinente na dissertação. A linguagem das Artes esteve em equilíbrio dentro dessa narrativa histórica e coadunou com a nossa vocação investigativa, presente no paradigma indiciário. As imagens utilizadas para a construção textual desta narrativa visual partiram de um referencial imagético comum ao campo das Artes Visuais
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