Retrospectivamente, o governo de Ernesto Geisel (1974-79) foi descrito como" pendular". Alternou ora ciclos de liberalização institucional, ora ciclos de repressão política. Para o general, a oscilação entre esses dois polos não foi planejada como de resto pouquíssima coisa foi planejada no regime" revolucionário", tampouco resultou da relativa fraqueza de seu governo para impor o projeto imaginado por ele e pelo general Golbery do Couto e Silva para" normalizar" a vida política nacional.
CODATO, Adriano Nervo. O general e o político no fio da navalha. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 37, p. 202-203, 1998.
Assinale a alternativa correta sobre o governo do general Ernesto Geisel.
Alternativas:
a)
O general Ernesto Geisel foi o quarto presidente militar da ditadura. Na memória coletiva, ele se tornou conhecido como o “presidente da distensão”, responsável pelo processo de abertura do regime militar para a democracia. O lema do seu governo era “Abertura lenta, gradual e segura”, controlada e organizada pela oposição civil.
b)
O projeto de “distensão” do governo do general Ernesto Geisel significava que os militares brasileiros haviam revalorizado a democracia. Tratava-se de um projeto entendido como uma saída para que as Forças Armadas se retirassem do poder promovendo um transição com o auxílio da oposição civil.
c)
Durante o governo do general Ernesto Geisel as Forças Armadas promoveram o esclarecimento das circunstâncias das mortes e desaparecimentos; a punição dos envolvidos; a Anistia ampla, geral e irrestrita; o retorno do Estado Direito; os direitos trabalhistas.
d)
As medidas políticas liberalizantes, controlados pelos militares durante o governo do general Ernesto Geisel foram a suspensão parcial da censura prévia à imprensa e a revogação gradativa de alguns dos mecanismos que limitavam as liberdades públicas e democráticas e os direitos individuais e constitucionais.
e)
No Governo Geisel ocorre a vitória eleitoral da ARENA em 1974, conquistando 16 das 22 vagas no Senado Federal, 160 cadeiras na Câmara dos Deputados, e a maioria das assembleias estaduais do Acre, Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Guanabara, foi entendida como uma vitória para os militares que buscavam orientar a abertura política.
Respostas
Resposta: HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA II
Av2
1d
2b
3a
4a
5d
Explicação: corrigido no AVA
A alternativa correta que versa sobre a política de Ernesto Geisel, durante a ditadura militar, é: "d)As medidas políticas liberalizantes, controlados pelos militares durante o governo do general Ernesto Geisel foram a suspensão parcial da censura prévia à imprensa e a revogação gradativa de alguns dos mecanismos que limitavam as liberdades públicas e democráticas e os direitos individuais e constitucionais."
Para isso, é preciso compreender o contexto da ditadura militar brasileira e o momento de abertura política.
Ditadura brasileira e sua abertura política
A ditadura militar brasileira foi o período, durante 1964 até 1985, onde o Brasil se manteve sem eleições livres e competitivas, ocorrendo exílios e prisões de opositores.
O processo de abertura política, durante o Governo Geisel, serviu justamente como o momento da volta dos exilados políticos, assim como uma tentativa de retomada ao período democrático, com o retorno dos partidos políticos e de opositores do regime.
Para mais sobre a ditadura militar, leia: https://brainly.com.br/tarefa/221450
#SPJ2