Respostas
Resposta:
Entende-se como boa forma física a “habilidade de realizar diariamente tarefas com vigor e vivacidade, sem fadiga excessiva e com bastante energia para desfrutar das atividades nas horas de lazer e encontrar imprevistos de emergência”.
Todas as pessoas, seja atleta ou não, são beneficiadas com uma dieta que contenha uma grande variedade de alimentos para assegurar um consumo adequado de nutrientes.
Os alimentos consumidos no dia-a-dia afetam mais a saúde e a performance desportiva do que qualquer refeição consumida antes, durante ou após uma competição, no entanto tais refeições também influenciam no desempenho e podem provocar diferentes sensações.
REFEIÇÃO PRÉ-COMPETIÇÃO
Devido o repouso noturno, as reservas de glicogénio hepático apresentam diminuídas. Para repor o glicogénio hepático, como também manter o açúcar sanguíneo em níveis normais, torna-se essencial o consumo de uma refeição, antes do exercício, evitando assim a ocorrência de quadros hipoglicémicos (redução de açúcar no sangue) que causam vários sintomas e prejudicam a performance, evitando com que se tenha fome antes ou durante o exercício, e fornecendo energia para o trabalho muscular durante a competição.
Na noite anterior à competição, consuma um jantar rico em hidratos de carbono e hidrate-se no decorrer do dia.
Explicação: