Respostas
Resposta:O Brasil recebeu muitos imigrantes durante vários séculos, mas grande parte deles veio da Itália. Por isto, eles deixaram marcas em nossa vida, inclusive modificando nossos costumes. Esta presença se deu com mais força nos estados do Sul e Sudeste, onde se percebe grande número de descendentes, e nestes locais formaram-se as colônias italianas. Porém, algumas partes do país quase não receberam italianos, por isto suas características quase não foram deixadas lá.
ExplicaçãoPresença cultural
Percebe-se a importância da imigração italiana para o Brasil especialmente no catolicismo em algumas regiões do país. As festas, práticas religiosas e os santos de devoção são elementos tipicamente italianos.
Muitos pratos saborosos fazem parte da culinária italiana, como as massas em geral, principalmente o espaguete e a pizza. O hábito de comer panetone no Natal também é cultura da Itália que veio para o Brasil. Em Minas Gerais, deve-se aos italianos a tradição de comer feijão tropeiro e angu.
O sotaque característico do Sudeste, principalmente de São Paulo e Espírito Santo, também é consequência da imigração dos italianos para nosso país. Percebe-se também este modo de falar no sul de Santa Catarina e na serra gaúcha.
Mais uma vez falando do Sudeste, esta região do Brasil deve aos italianos a introdução de novas técnicas agrícolas, incluindo também Minas Gerais e parte Sul do país.
Marcos no esporte e lazer
Nota-se também a importância da imigração italiana para o Brasil na área esportiva, com a criação do time do Palmeiras (Palestra Itália). Este clube foi criado para aproximar os imigrantes italianos que viviam em São Paulo, mas, por conta da Primeira Guerra Mundial, o nome teve que ser modificado para Sociedade Esportiva Palmeiras. O motivo foi a ditadura Vargas, que proibiu qualquer manifestação cultural quando foi declarada guerra contra a Itália: