• Matéria: ENEM
  • Autor: tainaalcantara3106
  • Perguntado 6 anos atrás

A teoria da iluminação divina, contribuição original de Agostinho à filosofia da cristandade, foi influenciada pela filosofia de Platão, porém, diferencia-se dela em seu aspecto central. Assinale a alternativa abaixo que explicita esta diferença: 1 ponto a) A filosofia agostiniana compartilha com a filosofia platônica do dualismo, tal como este foi definido por Agostinho na Cidade de Deus. Assim, a luz da teoria da iluminação está situada no plano suprassensível e só é alcançada na transcendência da existência terrena para a vida eterna. b) A teoria da Iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior. c) Agostinho foi contemporâneo da Terceira Academia, recebendo os ensinamentos de Arcesilau e Carnéades, o que resultou na posição dogmática do filósofo cristão quanto à impossibilidade do conhecimento da verdade, sendo o conhecimento humano apenas verossímil. d) A alma é a morada da verdade, todo conhecimento nela repousa. Assim, a posição de Agostinho afasta-se da filosofia platônica, ao admitir que a alma possui uma existência anterior, na qual ela contemplou as ideias, de modo que o conhecimento de Deus é anterior à existência.

Respostas

respondido por: larissagomesr
63

Resposta:

Letra B- A teoria da iluminação, tal como sugere o nome, está fundamentada na luz de Deus, luz interior dada ao homem interior na busca da verdade das coisas que não são conhecidas pelos sentidos; esta luz é Cristo, que ensina e habita no homem interior.

respondido por: benvindomiguel45
5

Resposta: Letra(B)

Explicação:  Segundo as teorias Agostinho buscava em seus ensinamentos destacar a importância de Deus para o crescimento daquilo que não é material, ou seja, a alma humana. Isso significa que a teoria da iluminação é uma luz que não é de cunho material por meio do conhecimento da verdade. A partir do momento em que o homem consegue atingir esse conhecimento, essa luz, ele passa a ter uma vida verdadeiramente feliz tendo o que o filosofo afirmava ser a rememoração de Deus.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Perguntas similares