A Lógica Aristotélica
Leiam o texto e respondam as questões
Os limites deste texto não permitem expor de forma detalhada muitos pontos importantes da visão aristotélica do conhecimento. Mas não poderíamos deixar de dizer uma palavrinha sobre a lógica aristotélica. Antes de Aristóteles não houve nenhum filósofo que se preocupasse com a formalização de regras que pudessem garantir a validade de raciocínios e argumentos. Este é propriamente o objeto da mais desafiante encontrar uma forma de organizar a massa de dados do conhecimento do que propriamente reuni-los.
Nesse sentido, Aristóteles percebeu que se fazia necessária uma classificação dos conhecimentos: ele dividiu as ciências em teóricas (matemática, física e metafísica), práticas (ética e política) e produtivas (agricultura, metalurgia, culinária, pintura, engenharia, etc.). Mas o filósofo também concluiu que é fundamental estudar o procedimento correto que deve orientar uma investigação em qualquer destas áreas. Foi então que nasceu a lógica, conjunto de regras formais que servem para ensinar a maneira adequada de se produzir argumentos, raciocínios, proposições, frases e juízos.
Aristóteles em vida não pôde organizar sua obra. Essa tarefa ficou a cargo de seus alunos.
Atividade de filosofia 7ºano
1-Segundo o texto, antes de Aristóteles não houve nenhum filósofo que se preocupasse com qual formalização?
2-Aristóteles percebeu que se fazia necessário uma classificação dos conhecimentos. Como ele dividiu as ciências?
3-Como nasceu a lógica?
4-O que é lógica?
5-Aristóteles em vida não pode organizar sua obra. Essa tarefa ficou a cargo de quem?
Respostas
A vida de Sócrates é pouco detalhada, existe tão pouca informação, ele usava apenas a voz, nada deixou por escrito para a posteridade, tudo o que sabemos sobre suas ideias foram deixados em obras de seus discípulos Platão e Xenofontes, por isso, muitos questionam se ele realmente existiu. Através de sua representação nos diálogos de seu estudante ou professor, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático.
1. Nenhum filósofo ou pensador anterior à Aristóteles deu importância à formalização de regras que gerassem garantias à validade de raciocínios e argumentos.
O pai da Lógica
Para o filósofo, qualquer conhecimento para ser considerado um conhecimento verdadeiro e universal deveria respeitar os princípios lógicos. A lógica (ou analítica) passou a ser o instrumento do correto pensar e a definição de elementos que fundamentam e legitimam o conhecimento verdadeiro.
2. Aristóteles dividiu as ciências em:
- Teóricas – voltadas ao saber por si só, independente de um fim ou utilidade prática (matemática e física, por exemplo);
- Práticas – voltadas às aplicações concretas ou morais (ética e política);
- Produtivas – voltadas à fabricação ou obtenção de algum utensílio (agricultura e engenharia, por exemplo.).
As Ciências Segundo Aristóteles
Segundo ele, as ciências são a busca das causas e princípios da realidade com um fim em si mesma. O homem busca tal saber para atingir o aperfeiçoamento de seu raciocínio e satisfação do ser e não para algum fim ou utilidade.
3. A lógica surgiu das conclusões de Aristóteles, que defendia que é fundamental o estudo do procedimento correto de uma investigação em qualquer área do conhecimento.
Na verdade, é mais correto que Aristóteles é seu descobridor pois, desde que existe racionalidade, existe a lógica. As conclusões do filósofo referem-se à nomenclatura dada por ele e seus estudos sistemáticos.
Os Estudos de Aristóteles
O pensador fundamentou sua Lógica Clássica em argumentação e Retórica. Seus estudos, buscavam a categorização do que se fala, e uma linguagem que fosse formalmente válida com argumentos que fossem fundamentados em premissas: os silogismos.
4. A lógica é uma área da Filosofia que estuda as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
A lógica aristotélica, ou lógica clássica, baseia-se em princípios racionais e nos silogismos que são raciocínios baseados na dedução. Seu objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade.
O silogismo é a principal expressão da lógica aristotélica. Trata-se de uma estrutura linguística constituída de 3 proposições ou premissas distintas: uma premissa maior, uma menor e a conclusão, que estabelece a relação entre as premissas anteriores.
Exemplo de silogismo:
“Todos os gatos são mamíferos.
Félix é um gato.
Logo, Félix é um mamífero”
5. Aristóteles não viveu a tempo de organizar sua obra. Porém chegou a ter quase dois mil alunos em certos momentos. Estes estudantes perpetuaram seus ensinamentos na chamada Escola peripatética, fundada por ele em c. 336 a.C no Liceu, próximo a Atenas.
O Liceu possuía salas de aula, laboratórios, e uma vasta biblioteca que levou à criação de alguns princípios de classificação bibliotecária.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre filosofia em https://brainly.com.br/tarefa/24797725
#SPJ2