O papel da psicologia organizacional é de extrema importância no ambiente laboral, no entanto, muitas empresas ainda não contam com profissionais dessa área em seu quadro funcional. Imagine que você acaba de concluir sua especialização em psicologia organizacional e se candidatou a uma vaga para trabalhar no setor de gestão de pessoas de um hospital. Nessa situação, explique ao chefe do setor as funções que irá desenvolver, caso seja contratado, e sua importância.
Respostas
Resposta:
A importância e grande pois em todos os lugares a pessoas que precisam de um psicóloga e em um hospital não e diferente não sabemos o quão fácil o ser humano e se traumatiza-se e por isso precisamos conversa com uma pessoa saibam ajudar o psicólogo tem essa importância. O chefe vai intrevista a candidatar e ver se ela temos requisitos que eles estão perdido e se tiver ela vai pode começar a trabalhar
Resposta:
O psicólogo organizacional pode atuar junto ao setor de gestão de pessoas nos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, desenvolvimento de líderes e equipes, aconselhamento de carreira, diagnóstico de problemas, formulação de programas de qualidade de vida no trabalho, identificação de doenças e acidentes de trabalho e suas causas, entre outras funções.
O psicólogo organizacional atua também na observação dos trabalhadores buscando identificar os sintomas mais comuns de doenças ocupacionais e intervir com terapias e, se necessário, indicar avaliação médica do trabalhador para tratamento das doenças.
Explicação:
Essas ações, se bem elaboradas e executadas, podem diminuir o surgimento de doenças no trabalho, uma vez que um trabalhador satisfeito e com condições seguras de trabalho tende a produzir mais, a se relacionar melhor com seus líderes e colegas, tem expectativas de crescimento, etc.